SENAC PSG – Cursos Gratuitos SENAC

A sigla PSG se refere ao Programa Senac de Gratuidade que é mais uma ação do SENAC em favor da promoção da inclusão social. Existente desde o ano de 2009, o projeto oferece vagas gratuitas à população no que toca a cursos de Formação Inicial e Continuada – nas modalidades de Aprendizagem, Capacitação e de Aperfeiçoamento-, além de vagas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio – com Qualificação e Habilitação Técnicas.

Todas sem nenhum custo para a população brasileira que seja considerada de baixa renda, ou seja, a de pessoas com renda mensal familiar equivalente a, no máximo, dois salários mínimos, tomando como referência os valores federais.

psg senac SENAC PSG   Cursos Gratuitos SENAC

Como Funciona o SENAC PSG?

O Senac PSG tem atuação nos quatro cantos do país, pois, realiza suas ações com as mais diversificadas realidades brasileiras. O Programa Senac de Gratuidade é anunciado pelo SENAC através dos meios de comunicação disponíveis em cada localidade, bem como, são informadas a disponibilidade dos cursos, a quantidade de vagas e as unidades que os realizarão em seus respectivos horários.

O PSG recebe candidatos às suas vagas que se encaixem dentro do seguinte perfil: os interessados devem, ou estarem cursando, ou já ter concluído a educação básica, no caso de trabalhadores, podem estar empregados ou desempregados. Terá prioridade, aquele candidato que, por ventura, se encaixar às duas condições, sendo aluno e trabalhador ao mesmo tempo.

senac cursos SENAC PSG   Cursos Gratuitos SENAC

Quem Pode se Inscrever no PSG Senac?

Para saber se o candidato é considerado como pertencente ao grupo de pessoas com baixa renda e, logo, apto para pleitear uma vaga nos cursos oferecidos pelo Programa Senac de Gratuidade – o PSG, basta que se faça um cálculo da renda bruta de todos os componentes de sua família, de modo a somar esses valores e dividí-los pela quantidade de pessoas que fazem parte da família, caso a quantia obtida seja de até dois salários mínimos federais, o candidato poderá concorrer a uma das vagas do SENAC.

Em seguida, basta que o interessado procure uma das unidades do SENAC ou acesse aos sites oficiais das escolas e preencha uma ficha de inscrição com suas informações pessoais e uma autodeclaração de renda. Existe a possibilidade de se inscrever em mais de um curso, caso haja a oferta do mesmo, bastando indicar uma segunda opção de curso, além da primeira.

O Programa Senac de Gratuidade conta com dois critérios essenciais para a seleção de seus alunos, de modo a atender à legislação da educação profissional vigente. Desse modo, o Senac PSG obedece à ordem de classificação no Índice PSG, à quantidade de vagas oferecidas pelo curso em questão, além da exatidão dos documentos apresentados oferecidos no ato da matrícula.

Fica a cargo do projeto, acrescentar critérios de seleção como análise do histórico escolar dos candidatos e a realização de provas teóricas seletivas.

Faça um Comentário