SENAC PE Cursos Gratuitos e Inscrições

Visando formar profissionais para a o comércio de bens, serviços e turismo, o SENAC atua há 57 anos em Pernambuco.

O SENAC – Serviço Nacional do Comércio foi implantado em janeiro de 1946, por iniciativa de associações de lojistas de todo o Brasil. Em outubro do mesmo ano, tiveram início as atividades em Pernambuco, com a instalação do departamento regional, que, na época, atendia também aos Estados de Alagoas, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte (em 1949, cada unidade da federação já possuía sua própria unidade do SENAC). senac pe SENAC PE Cursos Gratuitos e Inscrições

Era a primeira fase do Pós-Guerra e as relações internacionais começavam a se estabilizar novamente. Tecnologias desenvolvidas para os conflitos bélicos passaram a ser empregadas na produção, distribuição e comercialização.

SENAC PE

Países do Terceiro Mundo precisaram correr para fazer frente aos caros produtos importados. Nos 15 anos seguintes à queda de Getúlio Vargas (1945), o país conheceu forte industrialização. Os bens se tornaram mais baratos e surgiu um mercado nacional para eles. Era preciso que o comércio estivesse capacitado para atendê-lo. O aumento da população urbana também favoreceu este fenômeno, mas a nova população das cidades era carente de informações profissionais. O SENAC PE (e todas as unidades do Brasil) veio preencher esta lacuna, com cursos de capacitação profissional, técnicos e de nível superior.

Em 1949, a unidade já possuía 33 escolas, para atendimento dos 2.800 comerciários do Estado e seus filhos. Com o surgimento das empresas pedagógicas, na década de 1970, o SENAC Pernambuco passou a desenvolver sua própria metodologia de ensino, com a implantação de um restaurante, uma lanchonete e um salão de beleza para a formação de alunos. O Estado apresenta forte vocação para o turismo e estes cursos dão forte ênfase ao atendimento dos visitantes.

senac pernambuco SENAC PE Cursos Gratuitos e Inscrições

Cursos SENAC Pernambuco

Ao mesmo tempo, o SENAC PE começou a interiorizar suas ações, com a adoção de unidades móveis com cursos nas áreas de saúde, higiene e beleza, modalidade educacional mantida até hoje, para atingir o interior e também a periferia de Recife e Olinda. A unidade foi pioneira no uso de carretas para esta modalidade educacional. Em 1976, surgiram as primeiras atividades a distância: era o Centro Três de Tele-Educação, com aulas ministradas pela TV. O primeiro curso abordou as principais técnicas de vendas, adaptadas à realidade regional.

Nos anos 1980, a atuação do SENAC PE focou o emprego informal. Com a estagnação econômica e o forte desemprego, era preciso qualificar os brasileiros empurrados para a informalidade. Em 1985, foi criado o núcleo de informática, o primeiro da região Nordeste.

Atualmente, o SENAC PE conta com seis centros de formação profissional (cinco deles no interior do Estado), além de seis unidades especializadas em ensino a distância, moda e beleza, hotelaria e turismo, tecnologia do varejo e informática, além do SENAC móvel. Ao todo, são realizados 150 mil atendimentos anuais.

Todas as informações sobre os cursos do SENAC de Pernambuco – descrição, pré-requisitos, processos seletivos, matrículas e também a política de gratuidade da entidade – podem ser obtidas no site www.pe.senac.br.

Faça um Comentário