PRONATEC – Inscrição, Cursos Técnicos Gratuitos

Foi criado pelo Governo Federal, sob jurisdição da Presidente da República Dilma Rousseff, o PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Visando atender 8 milhões de brasileiros em idade profissional (acima dos 18 anos), o PRONATEC oferece, em parceira com os Governos Estaduais e Municipais, educação profissional através de cursos técnicos, visando qualificar a população para atender a grande oferta empregatícia, oferta esta prevista para os próximos 4 anos, no país.

pronatec+2 PRONATEC   Inscrição, Cursos Técnicos Gratuitos

PRONATEC – O que é? Qual objetivo?

O principal objetivo do PRONATEC é a expansão das redes públicas de ensino técnico médio e superior, no caso, as FATECs (Faculdades de Tecnologia) e ETECs (Escolas de Tecnologia), além da profissionalização de jovens e adultos – através de um ensino gratuito e de qualidade.

Um dos quesitos mais importantes do PRONATEC é a criação do FIES Técnico, que nada mais é do um sistema similar ao já conhecido FIES, responsável por financiar para os estudantes, de forma prática e rápida, cursos de Ensino Superior. Neste caso, o FIES Técnico possibilita o financiamento de cursos técnicos oferecidos por instituições particulares cadastradas em todo o país.

Cursos PRONATEC

Os cursos oferecidos pelo programa PRONATEC possuem um público alvo diversificado, sendo eles: estudantes do Ensino Médio Regular, bem como os estudantes do sistema EJA (Educação para Jovens e Adultos); trabalhadores/funcionários assalariados e pessoas participantes dos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Escola, Bolsa Família, etc.
Antes de iniciar o processo de escolha do curso, o candidato deve optar por um dos sistemas de ensino oferecido: Cursos Técnicos Profissionalizantes, com cerca de 800 horas/aula cada; ou os cursos pertencentes ao módulo de Formação Inicial e Continuada (FIC), que possuem aproximadamente 160 horas/aula cada. Ambos os cursos são oferecidos por toda a rede pública de ensino Estadual/Federal existente, além de parcerias com o sistema S de Ensino (SENAI/SESI), sistemas estes responsáveis por mais de 40% das formações profissionais concluídas no país.

Os cursos do PRONATEC são subdivididos em categorias, de acordo com o ramo de mercado, sendo elas: Ambiente, Saúde e Segurança; Apoio Educacional; Controle e Processos Industriais; Gestão de Negócios; Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial e Recursos Naturais.

O grau de escolaridade exigido para cada vertente ou curso é diferenciado, podendo variar do Ensino Fundamental Completo ao Ensino Médio Completo.

pronatec cursos PRONATEC   Inscrição, Cursos Técnicos Gratuitos

Inscrições PRONATEC – Como fazer?

O calendário utilizado para as inscrições do Programa PRONATEC não é unificado, ou seja, as datas de recebimento das inscrições podem variar de cidade para cidade, ou até mesmo de instituição pra instituição. Cada sede estudantil é responsável pelo recebimento das inscrições referentes aos cursos realizados na mesma. O mesmo vale para a oferta de vagas: não há algum tipo de período firmado para a abertura das vagas, podendo esta ação ocorrer em vários momentos do ano e do semestre, sendo totalmente influenciado pela oferta de vagas oferecida pelos sistemas de educação e escolas técnicas.

Periodicamente, as Prefeituras divulgam através de publicações oficiais (como o Diário Oficial) e também por meio da impressa local, as novas vagas em oferta nos cursos oferecidos pelo PRONATEC, na região, além do períodos, prazos e locais de inscrição.

Para se candidatar à uma vaga no programa PRONATEC, cuja seleção é feita através do hot site do programa – de cada estado – os interessados devem providenciar os seguintes documentos:

  • Declaração da escola de origem;
  • Número da pré matrícula;
  • Documento de identidade;
  • Comprovante de residência;
  • CPF (é essencial que o número do CPF utilizado na inscrição seja do aluno que irá frequentar o curso. Caso o CPF seja de terceiros – mesmo que familiares – todo o processo será cancelado);

Além de toda a documentação, os candidatos do PRONATEC devem estar cientes de alguns parâmetros, que serão seguidos durante o processo de matrícula. São eles:

  • O estudante só poderá se inscrever no curso ofertado em turno oposto ao frequentado por ele na escola;
  • Cada candidato poderá escolher dentre duas opções de curso;
  • A quantidade de candidatos que disputarão as vagas será 2 vezes maior do que o número total de vagas disponibilizadas para cada curso;
  • Quando os inscritos ultrapassarem o número de vagas oferecidas, o preenchimento das vagas será efetuado por meio de sorteio eletrônico;
  • Os alunos que forem selecionados para a 2ª Chamada, só poderão efetuar as matrículas caso haja vagas remanescentes da 1ª Chamada;
  • As matrículas para a 2ª Chamada serão realizadas por ordem de chegada, sem a distribuição de qualquer tipo de senha.

Caso tenha interesse em ingressar em algum dos cursos oferecidos pelo programa PRONATEC do Governo Federal, acompanhe os processos através do site pronatec.mec.gov.br.

5 Responses to “PRONATEC – Inscrição, Cursos Técnicos Gratuitos”
  1. Elenice Candido

    Gotaria de saber se eu psso me escrever, já conclui o 2° grau em escola publica estou no osio e tenho 59 anos, Preciso faszer um proficinalizante.

  2. Fernanda alves da silva

    gostaria de saber se eu posso fazer o curso pois ja terminei o ensino medio

  3. DANÚBIA MOTA PESSANHA DIONISIO

    Quero muito fazer curso técnico, de preferência em logística.
    O PRONATEC é uma excelente opção…

  4. Sônia Ferreira de Souza

    tenho 37 anos ,quero muito fazer um curso profissionalização par esta preparada no mercado competitivo de trabalho .Espero conseguir esta vaga.

  5. ana carolina

    nunca conseguir me escrever

Faça um Comentário