IFPA Cursos Técnicos Profissionalizantes e Inscrições

O IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará), é uma instituição de educação profissional publica gratuita que tem mais de 100 anos de tradição. A instituição oferece Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio de duração mínima de 3 anos e meio a 4 anos para os candidatos que concluíram ou vão concluir o Ensino Fundamental  e Cursos Técnicos Subsequentes para o alunos concluintes ou que irão concluir o Ensino Médio, distribuídos em 6 áreas do conhecimento: Agricultura, Pesca , Saneamento Urbano, Turismo, Informática e Metalurgia.

Cursos Técnicos IFPA 2 IFPA Cursos Técnicos Profissionalizantes e Inscrições

 Cursos Técnicos IFPA – Processo Seletivo

Para se inscrever nos cursos do IFPA, é necessário se cadastrar no site e clicar no botão “gerar nova inscrição”, escolher o curso e pronto. Para maiores informações sobre o curso, como carga horária, conteúdos programáticos,   oferta de vagas, dentre outros, é preciso entrar em contato com a Comissão de Processos Seletivos do IFPA no telefone (91) 3201-1794 ou pelo e-mail proseltec@cefetpa.br. A taxa de inscrição gira em torno de R$ 50,00, mas é possível solicitar isenção caso se enquadre nas exigências estabelecidas no edital.

Cursos Técnicos IFPA IFPA Cursos Técnicos Profissionalizantes e Inscrições

O Processo Seletivo IFPA é constituído por uma prova de conhecimentos Básicos estruturados de acordo com a escolaridade exigida para ingresso no curso escolhido. A prova dura 3 horas há 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de Matemática 10, 5 de Física, 5 de Química, 5 de Biologia e 5 de História.

Sistema de Cotas IFPA

Há um sistema de cotas na instituição e metade das opções é reservada aos alunos que sempre estudaram em escola pública e tenham sido aprovadas no Processo Seletivo. Dentro dessas vagas ainda são reservadas 30% para os candidatos negros e índios.

O interessado precisa se dedicar para passar na prova, mas as escolas públicas ainda são a melhor opção para quem não pode pagar por uma graduação.

Mais informações sobre os cursos técnicos IFPA: www.ifpa.edu.br

Faça um Comentário