Faculdade de Serviço Social – Como é o Curso?

Em um país de terceiro mundo, ainda em desenvolvimento e com questões sociais tão mal resolvidas, a presença do assistente social se faz mais do que necessária.

No Brasil, onde milhares de pessoas ainda se encontram abaixo da linha de pobreza e residem em locais distantes e de difícil acesso, a população só consegue ter acesso a algumas das políticas publicas sociais através do auxilio desses profissionais.

O Bacharel em Serviço Social é formado para atuar em todos os aspectos relacionados às questões sociais em todos os setores: saúde, habitação, transporte, educação, entre outros. O profissional precisa ser capaz de promover propostas e projetos que amenizem os problemas sociais e precisa saber lidar com o público em geral. Também é esperado que o assistente social possibilite a ampliação da participação e do acesso da população aos benefícios e direitos sociais.

Curso de assistência social

Sobre o Curso de Serviço Social

São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais.

Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão.

A maioria das vagas estão distribuídas em empresas, órgãos e instituições públicas, mas há notícias de uma expansão no setor privado e no Terceiro Setor – ONGs.

Os cursos de graduação dessa área duram em média 4 anos. Há Disciplinas Obrigatórias que fornecem os conceitos básicos necessários à profissão e as Disciplinas Optativas que propiciam uma especialização ao aluno. As Optativas geralmente englobam temas relacionados à psicologia, religião, filosofia, geografia, entre outros.

Questões relacionadas à ética, direito e legislação social são sempre enfocadas nos cursos.

Assistente social

Onde Fazer o Curso de Assistente Social?

Muitas faculdades, tanto públicas quanto privadas, oferecem o curso. Na UFPI – Universidade Federal do Piauí – o curso de Serviço Social foi o 3º mais procurado no ano de 2010.

Acesse o site da instituição e veja se você tem o perfil e habilidades necessárias para se tornar um bom assistente social. Lembre-se que o país precisa de profissionais altamente comprometidos para que possam ajudar a mudar a vergonhosa realidade atual: http://www.ufpi.br/page.php?id=34


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *