Faculdade de Jornalismo: Curso, Faculdade e Carreira de Jornalista

Muitos jovens ingressam todos os anos na faculdade de jornalismo a fim de seguir carreira nessa área. Neste curso, os estudantes aprendem principalmente a produzir notícias que serão veiculadas posteriormente em diversos meios de comunicação.

No entanto, o curso de jornalismo é bem mais abrangente do que isso. Além de redigir textos/notícias, os formandos aprendem também a editar matérias, organizar e desenvolver pautas, técnicas de entrevista e planejar e executar coberturas jornalísticas de grandes eventos e acontecimentos.

Além de aprender questões práticas da rotina da profissão, os futuros jornalistas também são orientados a atuarem com ética e respeito ao público e também aos outros profissionais. O trabalho do jornalista deve ser orientado sempre pela ética e pela pluralidade de pontos de vista, buscando sempre aprofundar o debate, expor todos os lados de um fato e permitir que o receptor da mensagem faça seu próprio julgamento dos fatos com total conhecimento sobre eles.

jornalismo

Mercado de Trabalho na Área de Jornalismo

Com o crescimento da web e das plataformas digitais, os cursos de jornalismo se viram obrigados a se adaptarem a esta nova realidade. Além de capacitar os profissionais para atuarem em meios de comunicação tradicionais como rádio, televisão e jornal, os futuros jornalistas passaram a aprender também como produzir conteúdo para novos canais digitais, como portais, blogs, informativos e, claro, redes sociais.

Com isso, o mercado também mudou e novas oportunidades surgiram para estes profissionais. Hoje em dia, a atuação do jornalista não está restrita apenas ao ramo de notícias e veículos desse tipo. É cada vez mais comum a presença deles no mercado corporativo, atuando em grandes empresas ou então em agências de marketing e comunicação.

Atualmente, a grade dos cursos de jornalismo também é pensada para proporcionar e capacitar na área de marketing e marketing digital, onde eles aprendem não apenas a produzir conteúdo para novas mídias, mas também a planejar e executar campanhas tanto offline como também online.

Quando vão para o mercado, os jornalistas que optaram por esta área atuam em conjunto com empreendedores, publicitários e profissionais de marketing.

Devo escolher a Faculdade de Jornalismo?

Quando falamos em faculdade de jornalismo, a primeira coisa que nos vem à cabeça é que, para se dar bem nesta profissão, é preciso gostar de escrever e, claro, escrever bem. Isso também conta, no entanto, não é o suficiente.

Além de escrever bem, este profissional precisa saber se adaptar à linguagem das diferentes mídias existentes (impresso, web, TV, rádio), aos diferentes formatos de texto (artigos, crônicas, textos otimizados, notícias) e, mais importante, à linguagem do público para o qual ele está escrevendo. Como se pode ver, além de ter um bom texto, é preciso ser versátil.

Além da escrita, outras qualidades contam muito em um curso de jornalismo: ser curioso, ter bom senso e bom feeling para saber que histórias renderão boas notícias e bons textos também são vitais para o sucesso neste ramo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *