SENAC RS Cursos Gratuitos e Inscrições

Fundado em setembro de 1946, o SENAC RS oferece formação profissional para o setor terciário.

Desde que foi fundado, o Serviço Nacional do Comércio – SENAC – do Rio Grande do Sul já capacitou mais de seis milhões de profissionais, em diversos níveis de ensino: cursos livres, de nível técnico (equivalente ao ensino médio), graduações e pós-graduações. A entidade é mantida pelas federações de comércio do país (no caso específico, a federação gaúcha), que congrega mais de 580 mil empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo, gerando 1,3 milhão de empregos formais.

senac rs SENAC RS Cursos Gratuitos e Inscrições

SENAC RS

Todos os níveis de ensino são contemplados pelo SENAC RS – da capacitação do menor aprendiz à especialização acadêmica, passando pelos cursos técnicos. De acordo com a legislação brasileira, as empresas só podem contratar a partir dos 16 anos; jovens de 14 e 15 anos podem ser contratados como aprendizes, seguindo normas trabalhistas específicas (por exemplo, jornada de trabalho de seis horas diárias e prazo máximo de dois anos, já que se trata de uma etapa de qualificação profissional).

Os cursos de formação profissional para aprendizes (entre 14 e 24 anos) são oferecidos gratuitamente pelo SENAC do Rio Grande do Sul: são 400 horas de aulas teóricas, complementadas por outras 400 horas de atividades supervisionadas nas empresas conveniadas pela entidade.

Na outra ponta, o SENAC RS gere quatro faculdades: a Faculdade de Tecnologia SENAC e a Faculdade SENAC (em Porto Alegre) e as faculdades de tecnologia em Pelotas e Passo Fundo, com cursos nas áreas de turismo e hotelaria, design, gestão empresarial e informática. Através da educação a distância do SENAC, grande parte dos cursos da entidade podem ser cursadas pelos gaúchos, já que são mantidos diversos polos de apoio educacional no Estado.

endereco senac rs SENAC RS Cursos Gratuitos e Inscrições

O SENAC do Rio Grande do Sul conta ainda com 36 escolas de educação profissional e 21 balcões de atendimento SESC/ SENAC, o que garante a cobertura dos 496 municípios do Estado.

Como em todas as regionais da entidade, o SENAC RS possui um programa de gratuidade, mantido em convênio com o governo federal, para beneficiar estudantes de baixa renda. Já foram oferecidas mais de 25 mil bolsas de estudo. Além disto, a instituição realiza diversos projetos sociais em parceria com organizações não governamentais gaúchas.

O SENAC 24 Horas também está presente no Rio Grande do Sul. Como o nome indica, as aulas (presenciais e online) são ministradas durante o dia todo e a escola funciona 365 dias por ano.

Todas as informações sobre os cursos e outras atividades oferecidos pelo SENAC do Rio Grande do Sul podem ser obtidas no site www.portalsenacrs.com.br: abertura de novas turmas, bolsas de estudos, oportunidades de qualificação na capital e no interior.

Faça um Comentário