SENAC RS Cursos Gratuitos e Inscrições

Fundado em setembro de 1946, o SENAC RS oferece formação profissional para o setor terciário.

Desde que foi fundado, o Serviço Nacional do Comércio – SENAC – do Rio Grande do Sul já capacitou mais de seis milhões de profissionais, em diversos níveis de ensino: cursos livres, de nível técnico (equivalente ao ensino médio), graduações e pós-graduações. A entidade é mantida pelas federações de comércio do país (no caso específico, a federação gaúcha), que congrega mais de 580 mil empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo, gerando 1,3 milhão de empregos formais.

senac rs

SENAC RS

Todos os níveis de ensino são contemplados pelo SENAC RS – da capacitação do menor aprendiz à especialização acadêmica, passando pelos cursos técnicos. De acordo com a legislação brasileira, as empresas só podem contratar a partir dos 16 anos; jovens de 14 e 15 anos podem ser contratados como aprendizes, seguindo normas trabalhistas específicas (por exemplo, jornada de trabalho de seis horas diárias e prazo máximo de dois anos, já que se trata de uma etapa de qualificação profissional).

Os cursos de formação profissional para aprendizes (entre 14 e 24 anos) são oferecidos gratuitamente pelo SENAC do Rio Grande do Sul: são 400 horas de aulas teóricas, complementadas por outras 400 horas de atividades supervisionadas nas empresas conveniadas pela entidade.

Na outra ponta, o SENAC RS gere quatro faculdades: a Faculdade de Tecnologia SENAC e a Faculdade SENAC (em Porto Alegre) e as faculdades de tecnologia em Pelotas e Passo Fundo, com cursos nas áreas de turismo e hotelaria, design, gestão empresarial e informática. Através da educação a distância do SENAC, grande parte dos cursos da entidade podem ser cursadas pelos gaúchos, já que são mantidos diversos polos de apoio educacional no Estado.

senac rs

O SENAC do Rio Grande do Sul conta ainda com 36 escolas de educação profissional e 21 balcões de atendimento SESC/ SENAC, o que garante a cobertura dos 496 municípios do Estado.

Como em todas as regionais da entidade, o SENAC RS possui um programa de gratuidade, mantido em convênio com o governo federal, para beneficiar estudantes de baixa renda. Já foram oferecidas mais de 25 mil bolsas de estudo. Além disto, a instituição realiza diversos projetos sociais em parceria com organizações não governamentais gaúchas.

O SENAC 24 Horas também está presente no Rio Grande do Sul. Como o nome indica, as aulas (presenciais e online) são ministradas durante o dia todo e a escola funciona 365 dias por ano.

Todas as informações sobre os cursos e outras atividades oferecidos pelo SENAC do Rio Grande do Sul podem ser obtidas no site www.portalsenacrs.com.br: abertura de novas turmas, bolsas de estudos, oportunidades de qualificação na capital e no interior.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>