Cursos Gratuitos SENAI RJ

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é a maior instituição de educação profissional de toda a América Latina. A escola tem mais de 700 Unidades Operacionais distribuídas por todo o território Nacional e ministram cursos em mais de 20 áreas de atuação. Estes cursos são disponibilizados em várias modalidades e há mais de 1000 cursos de Aprendizagem Industrial, cerca de 830 cursos Técnicos de Nível Médio e mais de 100 cursos Superiores de Graduação e Pós-Graduação, além dos cursos de qualificação e aperfeiçoamento e programas de iniciação.

Cada unidade é independente para oferecer cursos gratuitos ou não, portanto as modalidades de cursos gratuitos disponíveis e os projetos de inclusão social variam de Estado para Estado. Entenda como funcionam os cursos gratuitos SENAI RJ.

Cursos Gratuitos SENAI RJ Cursos Gratuitos SENAI RJ

Cursos Gratuitos SENAI RJ

No Rio de Janeiro, o SENAI RJ que atua na qualificação e especialização dos trabalhadores e na assessoria técnica e tecnológica participa do Projeto Aprendizes da Liberdade.

O projeto nasceu de um acordo entre o Governo do Estado, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Justiça e o FIRJAN, do qual o SENAI RJ faz parte. O projeto proporciona capacitação profissional, reeducação e ressocialização a detentos jovens entre 16 e 14 anos com problemas com a justiça.

Cursos SENAI RJ: Projeto Aprendizes da Liberdade

O intuito do projeto é inserir esses jovens no mercado de trabalho e, como segue as diretrizes da Lei do Aprendiz (Lei 10.097/2000), esses alunos podem ser contratados durante o curso.

A adesão ao curso é facultativa, o jovem é quem decide se quer receber qualificação ou não. O curso dura de 2 a 8 meses e além de matérias relacionadas a cidadania e ética, os alunos recebem qualificação em mecânica automotiva ou de motos e eletricidade automotiva.

Essa iniciativa melhora as perspectivas de jovens infratores e permite que eles tenham contato com uma realidade mais inclusiva. É de vital importância que a família esteja envolvida nesse processo, orientando, auxiliando e amparando o jovem.

Se você conhece alguém nessa situação, dê uma olhadinha no projeto e o incentive a participar. Acesse o site e obtenha todas as informações necesárias: http://www.firjan.org.br/data/pages/40288094212F7901012131DB842517C1.htm.

Faça um Comentário