Cursos Gratuitos SENAI RJ

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é a maior instituição de educação profissional de toda a América Latina. A escola tem mais de 700 Unidades Operacionais distribuídas por todo o território Nacional e ministram cursos em mais de 20 áreas de atuação. Estes cursos são disponibilizados em várias modalidades e há mais de 1000 cursos de Aprendizagem Industrial, cerca de 830 cursos Técnicos de Nível Médio e mais de 100 cursos Superiores de Graduação e Pós-Graduação, além dos cursos de qualificação e aperfeiçoamento e programas de iniciação.

Cada unidade é independente para oferecer cursos gratuitos ou não, portanto as modalidades de cursos gratuitos disponíveis e os projetos de inclusão social variam de Estado para Estado. Entenda como funcionam os cursos gratuitos SENAI RJ.

Cursos Gratuitos SENAI RJ

Cursos Gratuitos SENAI RJ

No Rio de Janeiro, o SENAI RJ que atua na qualificação e especialização dos trabalhadores e na assessoria técnica e tecnológica participa do Projeto Aprendizes da Liberdade.

O projeto nasceu de um acordo entre o Governo do Estado, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Justiça e o FIRJAN, do qual o SENAI RJ faz parte. O projeto proporciona capacitação profissional, reeducação e ressocialização a detentos jovens entre 16 e 14 anos com problemas com a justiça.

Cursos SENAI RJ: Projeto Aprendizes da Liberdade

O intuito do projeto é inserir esses jovens no mercado de trabalho e, como segue as diretrizes da Lei do Aprendiz (Lei 10.097/2000), esses alunos podem ser contratados durante o curso.

A adesão ao curso é facultativa, o jovem é quem decide se quer receber qualificação ou não. O curso dura de 2 a 8 meses e além de matérias relacionadas a cidadania e ética, os alunos recebem qualificação em mecânica automotiva ou de motos e eletricidade automotiva.

Essa iniciativa melhora as perspectivas de jovens infratores e permite que eles tenham contato com uma realidade mais inclusiva. É de vital importância que a família esteja envolvida nesse processo, orientando, auxiliando e amparando o jovem.

Se você conhece alguém nessa situação, dê uma olhadinha no projeto e o incentive a participar. Acesse o site e obtenha todas as informações necesárias: http://www.firjan.org.br/data/pages/40288094212F7901012131DB842517C1.htm.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>