Cursos Gratuitos SENAC – PSG

O SENAC – uma das maiores e mais renomadas instituições de ensino técnico e profissionalizante privado do país, presente em grande parte dos estados – oferece, desde o ano de 2009, uma gama de cursos gratuitos, através do Programa PSG (Programa SENAC de Gratuidade), com o intuito de promover a inclusão social da população, a custo zero, aos estudantes de baixa renda.

cursos gratuitos senac psg Cursos Gratuitos SENAC   PSG

Cursos Gratuitos SENAC

O PSG é direcionado, exclusivamente, aos estudantes cujas famílias possuam um rendimento per capita de até 2 salários mínimos. O foco principal do programa são os jovens que buscam alguma qualificação para concorrer à uma vaga no primeiro emprego com registro legal, porém, pessoas que já atuam no mercado, que desejam uma qualificação profissional, que planejam abrir o seu próprio negócio ou ainda aqueles que almejam um crescimento profissional, também podem ser inseridos no programa.

Outra importante facilidade do PSG – Programa SENAC de Gratuidade, é a distribuição do material didático de forma gratuita: todos os alunos matriculados recebem este auxílio, e, em algumas unidades, contam ainda com auxílio financeiro destinado à alimentação, bem como uniformes e locomoção até o curso.

senac psg Cursos Gratuitos SENAC   PSG

Inscrição nos Cursos Gratuitos SENAC – PSG

Para se inscrever no Programa SENAC de Gratuidade, basta preencher as fichas de inscrição, informando todos os dados pessoais, e assinar a Declaração de Auto Renda. Estes documentos podem ser encontrados nas unidades da rede. Quando não estiverem disponíveis nas unidades SENAC, as fichas poderão ser acessados através dos sites SENAC de cada estado.

Vale salientar que, em algumas unidades, é possível concorrer a dois cursos, simultaneamente. Esta oferta varia de acordo com o número de vagas oferecida por curso e unidade. No entanto, o candidato deverá informar, no ato da inscrição, as primeiras e segundas opções de curso desejadas.

cabecalho Cursos Gratuitos SENAC   PSG

Processo Seletivo do Programa PSG – Como Funciona?

O processo seletivo para os cursos gratuitos oferecidos pelo Programa SENAC de Gratuidade é bem rigorosa, e leva em consideração alguns critérios. São eles:

  • Ordem de classificação no Índice PSG, sendo o índice PSG formado pelas seguintes informações: valor da renda per capita bruta, candidatos com algum tipo de deficiência física ou mental, candidatos que sejam os principais responsáveis pelo sustento da família, candidatos egressos ou matriculados na Educação Básica, situação profissional do candidato (se está empregado, desempregado ou ainda se procura pela primeira oportunidade de emprego) e candidatos que já foram alunos do Programa de Aprendizagem do Senac;
  • Quantidade de vagas ofertadas para o curso escolhido pelo candidato;
  • Apresentação da documentação exigida pelo Programa, que deve ser completa e verídica;
  • Análise de Histórico Escolar ou Aplicação de Prova Seletiva (estes dois itens, dentro do processo seletivo, são variáveis, ficando sua decisão à cargo de cada estado/unidade).

A Importância da Frequência nas Aulas do Programa SENAC PSG

Uma vez aprovado no processo, o aluno assinará – no ato da matrícula – um termo de compromisso, termo este que contém algumas regras importantes. A frequência nas aulas é um dos itens. O aluno deverá frequentar as aulas periodicamente, além de justificar possíveis faltas, a fim de evitar o cancelamento da matrícula.

Além disso, caso o aluno matricule-se e não compareça às aulas, terá a matrícula efetivamente cancelada, sendo ainda impossibilitado de participar novamente do programa, durante um período de dois anos.Esta medida foi tomada a fim de disponibilizar as vagas do programa a quem realmente deseja se especializar e estudar, de forma completa e responsável.

Qualidade dos Cursos Gratuitos SENAC

A Rede SENAC mantém um nível de qualidade que não se estende apenas aos cursos pagos. Os cursos oferecidos de forma gratuita, através do Programa SENAC de Gratuidade, possuem a mesma qualidade dos cursos pagos. O programa pedagógico seguido é o mesmo, nas duas modalidades, bem como o material didático utilizado e a carga horária.

Este é um fator importante, pois o intuito é que os alunos saiam dos cursos totalmente capacitados e formados para ingressar no mercado de trabalho, mantendo o mesmo nível de conhecimento de qualquer outro candidato que tenha frequentado cursos pagos.

Informações Sobre os Cursos Oferecidos pelo PSG

Para obter informações sobre os cursos oferecidos em cada unidade, bem como o período de inscrições, os candidatos devem acessar o hotsite SENAC do seu estado, através do site oficial da rede, no endereço www.senac.br. Nos hotsites é possível saber quais os cursos oferecidos, informações adicionais sobre inscrições e carga horária, além da equipe pedagógica responsável pelos cursos.

Para quem deseja se especializar, de forma gratuita e em uma instituição de qualidade, esta é a oportunidade. Acesso o site do SENAC, tira todas as dúvidas e inscreva-se no Programa SENAC de Gatuidade!

9 Responses to “Cursos Gratuitos SENAC – PSG”
  1. severina maria da silva

    Oi, boa noite , como posso está mim candidatando a curso de adm, pois entro no site e não consigo mim escrever através , tenho que ir até uma unidade, ou as escrição já encerrou, obrigada no aguardo de resposta ….

  2. ivoneide

    gostaria de fazer um curso de cabeleireiro e maquiador como faço pra me cadastra nesses curso gratuitos

  3. daniele

    gostaria de saber se vcs tem curso de cabalereiro online…
    obrigado

  4. maris helena

    Olá gostaria de fazer o curso de banho e tosa gratuito como faço sou de Porto Alegre.

  5. JOAO ALMEIDA

    boa noite!

    poderia me informar se ha o curso de logistica portuaria na modalidade gratuíta em Belem, pois gostaria de me inscrever.

  6. Jane Rodrigues

    gostaria de saber como faço pra fazer o curso na área de gastronomia,como me escrever??

  7. gleice

    Olá, gostaria de saber como faço para me inscrecvr no curso gratuito de maquiadora profissional -rj

  8. Adriana

    Olá! Gostaria de fazer o curso de cabeleireiro gratuito, como faço para me inscrever? e qual a documentação solicitada? Sou de Curitiba (PR) e qual a data limite para a inscrição? Obrigada!

  9. bianca

    O curso conta ou não com auxílio transporte ? Pois pretendo me inscrever mas não tenho condição de pagar pela minha locomoção até o curso . Gostaria muito de me qualificar!

Faça um Comentário