Curso de Operador de Empilhadeira

O curso de operador de empilhadeira é uma excelente opção para profissionais que desejam se qualificar na área da construção civil. O cargo exige habilidade, cuidado e atenção, pois os equipamentos utilizados, se não forem manuseados adequadamente, podem causar riscos à vida.

Existe uma legislação específica que regulamenta a formação de operadores de empilhadeira, mas em alguns casos, algumas instituições redobram o cuidado e exigem mais requisitos do que o determinado pela lei.

De acordo com a Norma Regulamentadora sobre transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, a empilhadeira é um equipamento e não um veículo automotor e, portanto, não é necessário possuir Carteira de Habilitação para operá-la, mas a maioria das escolas e instituições que ministram o curso a exigem como pré-requisito.

Operador de Empilhadeira Curso de Operador de Empilhadeira

A Norma Regulamentadora determina que para se opere uma empilhadeira é obrigatório o treinamento específico, dado pela empresa ou por uma entidade especializada.

A lei não exige, mas por prevenção muitas escolas exigem a CNH, alegando que quando o interessado não sabe dirigir, a instituição precisa ensinar conceitos básicos e isso demanda tempo e treinamento específico.

Curso de Operador de Empilhadeira

Os cursos de operador de empilhadeira existentes no mercado se enquadram na modalidade de qualificação e aperfeiçoamento profissional e, devido a grande variedade de equipamento, estão distribuídos em cursos específicos para cada modelo. Abaixo tem algumas opções de instituições e cursos.

Curso de Operador de Empilhadeira SENAI

No SENAI, vários tipos de cursos são ministrados. Confira abaixo estão alguns deles:

  • Operador de Empilhadeira;
  • Operador de Empilhadeira de Pequeno Porte;
  • Operador de Empilhadeira de Grande Porte;
  • Segurança na Operação de Empilhadeira;
  • Segurança para Operadores de Empilhadeiras;
  • Operador de Empilhadeira – Reciclagem;
  • Operador de Tranpaleteira e Empilhadeiras Elétricas Manuais.

Observação: Vale salientar que o SENAI exige a carteira nacional de habilitação, para a realização do curso.

+ Informações: http://www.sc.senai.br/siteinstitucional/servicos/curso/filter/visualizacao/lista/pagina/1

Outros Cursos de Operador de Empilhadeira

A Trip-Treinamentos oferece cursos para iniciantes ou para profissionais em busca de qualificação. Acesse o site da instituição e saiba mais sobre o curso: http://www.triptreinamentos.com.br/Categorias.aspx?cod=4. Diferentemente do SENAI, a TRIP não exige a habilitação de condutor.

A INCATEP oferece uma vasta gama de cursos nessa área. Requer CNH B e Ensino Fundamental, mas recomenda para alguns cursos, o Ensino Médio ou Superior e a CNH C, D ou E. Seguem os cursos disponibilizados pela insituição:

  • Treinamento Avançado de Empilhadeira de Pequeno Porte;
  • Treinamento de Operação com Empilhadeiras para contêineres vazios/ Empty Container Load;
  • Treinamento Básico de Operação com Empilhadeira de Grande Porte/RS-Reach Stacker;
  • Treinamento Básico de Operação de Empilhadeira de Pequeno Porte/Forklift Truck.

+ Informações: http://www.incatep.com.br/

3 Responses to “Curso de Operador de Empilhadeira”
  1. Manuel Casimiro Nhala

    Preciso participar no curso profissional de como manejar bem a impilhadeira, se um curso gratis de forma a ajudar os necessitados.

  2. ROMILSON LOIOLA DE SOUZA

    esto a procura para faser o corso de pa carregadeira . moro em jiparana RO QUERA SABER SE ESTA TENDO O CORSO AQUI NA MINHA CIDADE

  3. lucineia aparecida correa

    gostaria muito de aprender manusear esse equipamento pois gosto muito

Faça um Comentário